domingo, 7 de junho de 2009

Já pensou o mundo sem àgua?

O que para nós é banal virou sonho distante para 1 bilhão de pessoas no planeta segundo a Organização Mundial da Saúde. Enquanto para nós é corriqueiro abrir uma torneira e sair água no copo, para outras pessoas as vezes não tem nem água para beber. O problema dessas pessoas é diferente: a água existe mas está contaminada e deve matar muitas pessoas com doenças como diarréia, hepatite e cólera. A situação é tão dramática que especialistas do mundo inteiro se reuniram no Fórum Mundial de Águas. Onde debateram a importância de preservarmos a água pois, foi constatado pelo Movimento da Água , programa Mundial para conscientizar a população sobre os riscos do desperdício e da poluição, e os governos foram intimados a agir depressa. É muito importante fechar as torneiras.
Prevê que em mais alguns anos gastaremos mais água do que hoje. A água esta cada vez mais escassa. Apenas 2,4% da água do planeta é considerada potável. Desse total, 75% não podem ser consumidas porque estão congeladas em calotas polares e lençóis subterrâneos. Só 0,6% da água da Terra esta livre e disponível em rios, lagos, nascentes e mananciais .
A poluição e a impermeabilidade do solo das grandes cidades, o aumento do consumo e as mudanças climáticas estão agravando o quadro de escassez. Se o futuro promete se complicar, temos um consolo. O Brasil guarda um quinto de toda a água livre do mundo. Mas mesmo assim, a falta dela já é um problema em algumas regiões.
Esse ano sofremos com a seca, pois a estiagem foi grande e prejudicial ao nosso pantanal e parte da bacia Platina. Muitos fóruns estão presentes em seus projetos de preservação ambiental, e ganham aplausos.
Nas escolas públicas e municipais professores foram treinados para passar aos alunos os conceitos de proteção dos rios, o descaso com o desmatamento das suas margens, as matas ciliares. O mais impressionante é como as crianças fiscalizam os pais para economizarem a água.
O governo brasileiro estimula outros projetos de preservação . em 1998 foi aprovado pelo Congresso a lei dos recursos hídricos, que vai gerenciar o aproveitamento das bacias hidrográficas do Brasil por meio de comitês regionais.
Os governos têm um papel importante na preservação da água, ongs estão se mobilizando, mas no dia-a-dia, usa-la com responsabilidade é da alçada de cada um de nós. Há muitas maneiras de economizar a água, para evitar uma crise de abastecimento.
A água é a vida de nosso planeta, em Gêneses na Bíblia Sagrada quando da criação do mundo, o Espírito de Deus pairava sobre as águas que já existiam há milhões de anos atrás, portanto ela é necessária para todas as vidas, animal e vegetal e se o ser humano não cuidar bem dos mananciais existe o risco de num futuro não muito distante ficar sem o liquido precioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário