
A passagem da morte à vida em Cristo e em nós pelo Batismo. A nossa Páscoa é a transposição deste mistério da Morte e Ressurreição de Cristo para a nossa própria vida. Mas nós não somos meros beneficiários, estranhos ao mistério pascal de Cristo, a nossa vida é uma vida em Cristo Jesus, pois estamos incorporados nela pela fé e pelo amor, feitos membros do seu corpo, sendo Ele a Cabeça.
O Cristo veio e deixou uma nova ordem, a Ética e a Moral. Sim,porque o Mestre Jesus não pregou a religião, chamou o povo para a prática da verdadeira lei que é a “Lei do Amor”. Quem seguisse seus passos e Nele tivesse fé libertar-se-ia da Velha Lei..
Então que tipo de comportamento era esse, que demonstrava que a pessoa tinha fé em Cristo? E o que era ter fé? Paulo respondeu, na instrução dada aos Hebreus. “A fé é o firme fundamento das coisas que se espera e a prova das coisas que não se vêem.”não é o simples acreditar. É fundamento. E fundamento quer dizer: base, apoio, lógica ou razão das coisas. Portanto, a fé tem que ser firmemente fundamentada no entendimento das lições deixadas por Jesus.
Ter fé no Cristo não é só mero acreditar nas suas palavras e ter esperança nas suas promessas. É seguir seus passos, praticando a lei do amor, fazendo boas obras (caridade), a fim de cumprir sua palavra e concretizar suas promessas, obtendo a prova daquilo que não vemos, mas que interiormente sentimos, que é a felicidade e paz interior que começa a se manifestar no decorrer da vida e por fim, no mundo.
A Ressurreição convida a se reformar moralmente, elevar seus sentimentos na prática das ações de renovação do nosso entendimento, para que experimentemos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Isto quer dizer-nos tornarmos um “Homem Novo”. Como vê a fé em Jesus que é a prática das boas ações, confirma a “lei”, que por sua vez serviu de instrução, de preparação para o novo comportamento. Assim o homem que viver da fé de Jesus. Terá desenvolvido o sentimento do amor ao próximo. Faz o bem pelo prazer, pela paz interior ou felicidade que sente “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra esta: Amaras o seu próximo como a ti mesmo.” ( Timotio no Cap. 6, v. 18) .” Que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam boamente, e sejam comunicáveis.” (E v. 19).
O Verbo que era a palavra se fez carne e veio habitar entre nós e após um período aqui na terra nos mostrou que somos eternos, pois o que vivemos é a Páscoa, ou seja, em Hebreu Páscoa quer dizer Passagem assim sendo, Jesus Cristo, nos mostrou que aqui é apenas um local de passagem e acima de tudo de aprendizagem.
Portanto o mais importante não é o que construímos materialmente, mas, sim, o que construímos espiritualmente. Assim sendo nós os cristãos, comemoramos esta época do ano como a maior de todas as festas, ela é mais importante que o próprio Natal.
A passagem por esta terra, por este planeta, é o que temos consciência, neste momento, quanto ao futuro temos esperança. Páscoa, portanto, é a passagem, mas não a passagem desta vida para a outra, mas de toda a passagem por esta vida, com todos os seus anos de conhecimento, aprendizagem, vivência e experiência. Portanto, a Páscoa é, em suma a comemoração da Vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário