quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Vitória


Na vida convivendo com situações de sucesso e fracasso, sem administrá-las, envolve-se em sérios problemas mentais, emocionais e físicos. Se o vencedor, exterioriza-se empático, despreocupado, satisfeito e feliz, poderoso a vida é bela.
Se o perdedor, não há paz, há culpas, preocupações, perde objetivo de vida, sente-se sozinho, rotula-se de fracasso, magoado, sentindo-se vitima do mundo. Essas sensações extremadas, representam a escala dos valores pela qual se valoriza esse homem frente a si e o meio em relação a ele.
Se fizermos paralelo com o homem em seu caminhar vamos vê-lo alucinado por conquistas grandiosas. Vivemos numa época em que os conceitos, os valores, as crenças mudam tão rapidamente que o homem exterior perde a noção dos valores a sua volta. Toma decisões precipitadas, almeja feitos grandiosos, não vê detalhes que se atendidos trariam resultados mais felizes.
A forma como esse homem se posiciona frente à vida concretiza, mostra a realidade que o envolve. Se é capaz de se auto-motivar, persiste, confiante, obterá sucesso. Se inflexível, vaidoso, desequilibrado, conseguirá vitórias vazias, imediatas, superficiais que se diluem sem nada construir.
Quando falamos em vitórias, atemo-nos geralmente ao significado do termo quando sinaliza o ato ou efeito de vencer um inimigo, o competidor em guerra, batalha ou qualquer outra forma de competição.
Vitória representará triunfo, êxito, brilhantismo, sucesso, vantagem em qualquer campo de ação. Vencer o inimigo muitas vezes obtendo tudo isso não se sente o ser feliz? Porque busca novas conquistas visando alcançar a tão almejada felicidade? Sem esse entender vários resultados são obtidos e não proporcionam felicidade duradoura, outras vezes pequenas mudanças ocorre a sensação de plenitude. Porque?
Porque o homem mobilizando tudo de si sente-se pleno não pela vitória em si, mas pelo que despertou, cresceu, percebeu, mudou diferenciando-se ele próprio no trabalho realizado em seu intimo e que lhe possibilita não deter só na busca dessa vitória, mas confiante de que desprendeu, ofereceu, deu o melhor de si, no resultado que obtiver, estará forte para não envaidecer, também não se desesperar na derrota.A conquista de uma luta é a vitória mas a sensação com que se portara o homem, será de paz intima daquele que em nada se poupou para atingir realizações. A paz é o maior objetivo das vitórias, pois é advinda da responsabilidade plena exercida, o verdadeiro sentimento de felicidade será conhecido através da alegria, da paz daquele que realmente entende o sentido da palavra vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário