sábado, 10 de janeiro de 2009

Tudo é Passageiro!


Todos os dias vamos dormir a noite, e todos os dias acordamos. Isto significa que todos os dias morremos e renascemos.Tudo isso se torna um circulo, como se fosse um elo da natureza divina.
Nossos dias todos são mortos, um a um . As noites são mortas também, uma a uma. Mas certamente, demos muitos passos certos e, realizamos muitas coisas, muitos desejos, muitos caprichos. Compramos, vendemos, amamos, brigamos, fizemos as pazes. Viajamos, conversamos, lemos, relemos, escrevemos, rimos, cantamos, choramos. Os jovens namorando, os velhos pensando e sentindo saudades da juventude que já vai longe.
Todos nós somos personagens de um destino, somos protagonista de muitas histórias, de um romance que se chama vida, vida esta que tem sempre um fim, como as novelas da televisão. Tudo tem explicação e fundamento, porque somos sobreviventes que chegam ao final, quando chegam, chegam sozinhos, porque no caminho mataram todos para garantir a própria sobrevivência.
Somos sobreviventes. A vida é mais ou menos assim, em qualquer situação, seja ela vivida, falada ou escrita. Chegaremos sempre ao fim de um romance onde todos fomos protagonistas; “O romance Vida”.
No plano individual, quantos sonhos não matamos, quantas ilusões, quantos projetos! Quantos passos perdidos não demos? Quantos erros e quantos pecados? Quantos esquecimentos para com aqueles que necessitam mais do que nós, falo do pão material e falo do espírito? No plano público , assistimos a uma guerra das mais cruéis. O Brasil que se diz um pais democrata e, tem seu governo voltado para o bem do povo mais desfavorecido, é inconcebível presenciar tudo que esta acontecendo neste momento.
Mas não só isto, destruindo seus costumes, sua religião, sua língua, sua tradição, seu povo. Que contrafação de democracia! Por que é assim a vida, feitas de histórias? Um romance como as novelas de televisão. Por isso que eu digo, nossos dia são mortos um a um.
Esperanças, esperanças, sempre existe uma esperança. O homem nunca desiste de acreditar no dia de amanhã, porque sempre o sol vem e, se vai e, com isso tudo se renova. Novas perspectivas se levantam, novas vitórias nos acenam, novos desejos nos perseguem. E sabemos que nem tudo são flores e nem tudo é espinho. Há compensações. Do contrario quantos sobreviveriam?
Mais uma vez eu repito:” Vale a pena viver, e viver com dignidade, por isto que uma das nossas tarefas mais urgentes devera ser, a luta pela universalização da liberdade de cada um e por sua dignidade e, direitos adquiridos.
No mundo tudo é passageiro, que tudo passa se esse “tudo” é o bem e o bom, o digno do homem , digno da natureza, digno da grandeza do espírito. A vida é um romance que se escreve à noite e se lê pela manhã. De trás para frente ou vice- versa. Vamos virar todas as paginas desse romance da vida e, fazer dele a nossa lembrança e a nossa memória .

Nenhum comentário:

Postar um comentário