domingo, 1 de março de 2009

Filosofar


Sinceramente, creio que estou sendo um tanto quanto ousada, e até imprudente, ao falar de filosofia neste espaço. O que é filosofar? Diz que é ficar pensando sobre coisas absurdas que não levam a lugar algum, e não poucas vezes, não nos dá respostas concretas.
É fato que a filosofia não nos da respostas absolutas. Se isso acontecesse, não seria filosofia, ora! Filosofar é questionar o que esta convencionado, este é o conceito que tenho, por ser uma ciência dinâmica, sem respostas definidas,há espaço para filosofar sobre tudo, desde questões clássicas como: Porque o céu é azul? Até contemporânea como: Porque ocorre a globalização?
No meu entendimento, até aquela comum reflexão sobre a vida é filosofar. Tenho um conceito particular, que estudar filosofia é conhecer o pensamento alheio que, querendo ou não, ajudam na formação do meu ou do seu pensamento.
O estudo da filosofia muito mais amplo e denso do que este simples artigo que estou escrevendo. A filosofia é uma disciplina, ou uma área de estudo, que envolve a investigação e reflexão de idéias ou visão de mundo, em situação global, abstrato ou fundamental.
Ela se originou da inquietação gerada pela curiosidade humana.em compreender e questionar os valores e interpretações comumente aceitas pelo homem. Constitui inicialmente o embasamento de todos os conhecimentos. Esses conhecimentos foram adquiridos, enriquecidos e repassados de geração em geração, através de observação dos fenômenos naturais que sofrem influência do homem e até a formação da sociedade, em seus padrões de comportamentos éticos ou morais, tidos como aceitáveis em determinadas épocas. Organiza os padrões de pensamento e formula diversas teorias, que vai agregando ao seu conhecimento.
Ninguém pode filosofar em nosso lugar. É evidente que a filosofia seus especialistas, seus profissionais, seus professores. Mas ela não é uma especialidade, nem uma profissão, nem uma disciplina universitária, ela é uma dimensão constitutiva da existência humana. Somos dotados de vida e razão. Podemos raciocinar sem filosofar (nas ciências), viver sem filosofar (na tolice ou na paixão). Mas não podemos ficar sem filosofar . pensar na nossa vida e viver nosso pensamento, já que isso é a própria filosofia. É necessário filosofar para refletir. Sobre o sabemos , o que vivemos e o que queremos, pois nenhum saber basta para compreender essa reflexão nem dispensa – lá
Nós convivemos com a arte, religião, política.
Não creio que a filosofia seja exclusivamente grega e ocidental, mas estou convencida que há no Ocidente, desde os gregos, uma imensa tradição filosófica, que é a nossa, e é para ela, é nela, que gostaríamos de nos guiar. A história da humanidade, busca a maior coerência possível, da maior racionalidade da construção de um sistema de teses, argumentos e de teorias. Também ele é antes de mais nada, a critica da ilusão, dos preconceitos e das ideologias.
Toda filosofia é um combate. Sua arma? A razão. Seus inimigos? A tolice, o fanatismo, o obscurantismo. Seus aliados? As ciências. Seu objetivo? O todo, com o homem dentro, ou o homem mais o todo. Sua finalidade? A felicidade, mas na verdade. Como viver? A partir do momento em que tentamos responder a essa pergunta de modo inteligente, fazemos filosofia.
E , como não se pode evitar de formulá-la, é forçoso concluir que só escapa da filosofia por tolice ou obscuridade. É preciso filosofar, portanto pensar tão longe quanto pudermos, e mais longe do que sabemos. Com que finalidade? Uma vida mais humana, mais lúcida, mais serena, mais razoável, mais feliz e mais livre. Como podemos alcança – lá? Nunca, totalmente sem duvida mas isso não nos impede de tentar a ela se aproximar.
Filosofar é uma atitude natural do homem, a experiência de uma existência que esta inserida na Natureza Universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário