sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Justiça, o que é isso?


A vida é mesmo assim, e é melhor se conformar? Ou mudamos e crescemos interiormente lapidando a generosidade, a benevolência, a boa vontade e o amor ou então nosso caminho será sempre tortuoso e coberto de espinhos de todos os lados, até tornarmos farrapos humanos.
Ulysses Guimarães protagonizou uma cena histórica ao chamar de Constituição Cidadã a nova Carta que acabava de ser promulgada. O que mudou de lá para cá? Pouca coisa no capitulo da cidadania no artigo 5º. O artigo 5º não é colocado em prática devido a ineficiência em matéria de segurança pública, as garantias constitucionais têm servido espetacularmente aos bandidos, aos assassinos e à criminalidade.
Nós cidadãos ficamos jogados a Deus dará, boas intenções não bastam, precisamos de representações da sociedade civil. Vivemos entre ladrões, traficantes, assassinos e malfeitores de todos os gêneros. As autoridades federais, do Legislativo e do Executivo, entendam nós cidadãos brasileiros, o Estado desarma enquanto a bandidagem faz o que querem com a população, que não tem mais como se proteger.
Para prender, a policia depende de ordem judicial, a não ser em caso de flagrante. Muitas vezes a policia prende e recebe ordem judicial para soltar, ou mesmo a própria justiça revoga a prisão.
Essa justiça deixa muito a desejar pois é morosa, incompetente, omissa e corrupta, haja visto o que todo dia se vê na mídia, Direitos Humanos só para bandidos e depois de se esperar o parto da montanha, no fim de muitas marchas e contra marchas, acaba nascendo um ratinho.
Determinados magistrados após prolatada a sentença ficam brincando de gato e rato, um condena depois manda prender, depois manda soltar, ai outro magistrado manda prender, finalmente outro magistrado manda soltar, e nessa historia de manda e desmanda os cidadãos que perderam seus entes queridos são prejudicados, sendo beneficiado o marginal, que no entender de determinadas pessoas foi a maior vitima, havendo uma inversão de valores.
O sistema judiciário brasileiro e a política carcerária estão atrasadíssimas no tempo e no espaço, haja visto o que esta acontecendo no Rio de Janeiro e São Paulo, onde fica claro o caos e a impotência do Estado, há necessidade urgente de uma reforma no Sistema Judiciário, ou o Estado age com rigor ou será o fim.
Em pleno século XXI, ano 2007, começo do novo milênio onde vivemos a era da informação e do conhecimento e as mudanças são velozes, enfrentamos o desafio de permanecermos vivos nesse cenário de violência, onde evidenciamos as suas nefastas e tristes marcas, em todos os pontos do País.
Como toda mudança gera medo, é importante o preparo dos cidadãos para enfrentarem o dia a dia com segurança e determinação. A vida é um misto de contradições. E a realidade está ai para provar isso. Precisamos acabar com a miséria, a injustiça, a fome, a pobreza, o descaso e a insensatez que se enraízam em grande parte do mundo. O sofrimento humano continuará e, a velha pergunta tornar-se-á cada vez mais nova. “Para que serve toda a sabedoria acumulada pela Humanidade?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário