O egoísmo está presente no nosso cotidiano, infelizmente. São incontáveis as expressões de egoísmo que pode observar. Basta apenas reavivar a nossa memória, que vemos muitas reações egoístas.
Citarei algumas delas: fumar em ambiente fechados como restaurantes, cinemas teatros etc; guardar lugar em algum evento, com bolsa ou agasalha para parentes que chegam atrasados; estacionar o carro em via pública sem se importar com o tamanho do espaço utilizado, que poderia comportar outro veículo; furar fila; ligar som alto na rua ou em casa sem se preocupar com os vizinhos; celular ligado em espetáculos públicos; avançar faixa de pedestres; desrespeitar saídas de colégios; não economizar água; ceder um banco comum ou de um ônibus a um idoso e deficiente; usar fogos de artifícios perto de hospitais; etc. São simples exemplos vividos no cotidiano, que descreve o egoísmo.
Muitas vezes esse egoísmo é o causador de todas as misérias humanas, que perturba a boa convivência inteligente, se tornando o maior obstáculo á felicidade dos homens. O egoísmo é o contrário do amor e da caridade.
Sem a caridade a sociedade humana vai viver sempre cansada. As pessoas sentir-se-ão inseguras, por isso o egoísmo e o orgulho andam de mãos dadas.
Sempre haverá uma luta de interesses, e surgirá a falta de respeito com o cidadão e a família. Nossa família vai ser atingida porque não vamos encontrar afeições e nem o bem comum. Nisso tudo iremos perceber que os ensinamentos de Jesus, o Cristo, modelo e guia da Humanidade, tem que se por em prática, para sermos mais felizes.É extremamente valioso os ensinamentos como pode ver. Se o egoísmo não for combatido, vai se tornar uma verdadeira chaga da Humanidade, e o progresso moral do planeta Terra vão desaparecer

Nenhum comentário:
Postar um comentário