quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Mudar é bom!



O que na verdade determina nosso comportamento? Nosso comportamento é resultado de como nos vemos ou como os outros nos vêem? Um dos assuntos mais polêmicos que conheço, relativo à área de comportamento humano nas organizações, é a respeito da mudança pessoal.
Quantas vezes você já ouviu alguém dizer : “fulano não muda, não tem jeito.” E quantas vezes você já tentou um novo comportamento e sentiu que fracassou, que “durou pouco”? Muitas vezes quando questionamos no sentido de mudar, pode se dizer que a pessoas não mudam, mas simplesmente elas se adaptam.
Se analisáramos sobre uma visão parece ser a mais correta, reflete a experiência prática de vermos poucos casos de mudanças efetivas. Algo pode ser dito e nesses termos muitas duvidas se referem as nossas crenças, que determinam nossos comportamentos, então para mudá-los precisamos mudar de crenças.
As vezes um elemento tem dificuldade de se relacionar com pessoas. Muitas vezes para haver uma modificação é preciso haver um questionamento ou uma auto-realização. Após isso poderá começar o processo de mudança, e é necessário primeiramente avaliar e entender o porquê do individuo não acreditar na importância do poder de colocar seus pontos de vista. Então entender uma nova forma de ver uma questão é interessante e, assim, pode mudar sua crença a respeito, passando a acreditar que é viável um relacionar de verdade, agindo dessa forma as pessoas melhoram o seus desempenhos e satisfação.
Isto passa a ser importante para ter-se uma nova crença que motiva um processo de mudança. O mudar não acontece com a rapidez que todos nós gostaríamos. Temos que lidar com a sensação de medo do desconhecido. A primeira etapa é normal querermos desistir, vamos procurar todas as alternativas para nos convencer de que nossas crenças anteriores não eram tão ruins.
Depois de convencidos de que temos uma nova crença, é preciso mudar e para isso temos que passar por todo processo que realmente nos trará novas possibilidades pessoais e profissionais, mas para tudo isso aconteça, a mudança nos mostra um caminho longo a ser trilhado. Esse caminho é árduo, diário, a cada hora, a cada minuto.
Porém poucos estão dispostos a tal sacrifício r esforço pessoal para a auto-realização. Quem não quer ser um sucesso? Quem não quer estar mais satisfeito consigo próprio? Todos nós queremos. Porém poucos estão dispostos a tal sacrifício e esforço pessoal.
Nosso auto-elogio, somados aos poucos que recebemos daqueles que estão conosco efetivamente neste caminho, é o combustível da persistência. Para nós, e as reflexão a respeito de que conseguimos nos comportar diferente sem mais pensarmos no assunto, percebendo que realmente já agimos de maneira totalmente diferente do que quando iniciamos a jornada da mudança.Na verdade, então, é possível tanto mudar quanto se adaptar, pois se tratam de situações diferentes. Mas podem ter certeza., mudar é efetivo. Quem o fez sabe do que estou falando. Mudar é pleno, permanente. É poder mudar de novo a partir de hoje, de agora, se assim o desejarmos. Todos têm este poder . mudar é algo que depende apenas da nossa própria escolha. Esta em nossas mãos e ninguém poderá tirar isto de nós. Temos que ser gratos pela oportunidade de viver e sermos felizes

Nenhum comentário:

Postar um comentário